Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, dia 10, o presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Jairo Cascaes, oficializou o anúncio de renúncia do prefeito e vice Joares Ponticelli e Caio Tokarski.
Conforme o presidente do Legislativo, durante a sessão ordinária desta segunda, os vereadores apresentarão um decreto definindo os ritos do processo que dará início às eleições indiretas, em que só os vereadores são autorizados a votar. O prazo para a eleição é de até 30 dias a partir de hoje.
As cartas com o anúncio da renúncia do prefeito e vice também serão lidas aos presentes na sessão. Jairo conta que recebeu o comunicado da renúncia na noite deste domingo, dia 9, por meio dos advogados de Joares e Caio e na manhã desta segunda-feira convocou os vereadores para compartilhar a informação e seguirem o rito para eleger um novo prefeito e vice para o município.
Conforme o presidente da Casa Legislativa, durante esse processo de eleição, o prefeito interino Gelson Bento continuará exercendo o cargo. Poderão se candidatar ao cargo de prefeito e vice todos os vereadores e pessoas da comunidade que se enquadrem dentro dos requisitos legais e sejam filiadas a um partido político.
Até o momento, a Comissão Especial de Inquérito (CEI), instaurada na Câmara de Tubarão para apurar as denúncias decorrentes da Operação Mensageiro, deve ser mantida.