MENU
Câmara de Capivari de Baixo faz história ao eleger a 1ª mulher para presidir a Casa
03/01/2023 12:30 em Política

A posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Capivari de Baixo para o ano de 2023 foi realizada nesta segunda-feira (2º). A vereadora Bia Alves (União Brasil) tomou posse como presidente do Legislativo da cidade termelétrica. A sessão solene teve início às 19h, com o vereador Pedro Medeiros Camilo (Progressistas) na presidência. A assinatura do termo, que consolida a mudança de gestão, até então ocupada por Camilo, ocorreu em cerimônia no Plenário.

 

Na ocasião, além de Bia Alves, também foram empossados como vice-presidente Pedro Medeiros Camilo, Eraldo dos Santos (PDT), como 1º secretário e Fernando de Oliveira da Silva Júnior (PSDB), como 2º secretário. A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa (PL), da vice-prefeita, Márcia Roberg Cargnin (Progressistas), do deputado estadual eleito e diplomado, Felippe Luiz Collaço, o Pepê Collaço.

 

Em seu pronunciamento, a presidente afirmou que deve atuar como chefe do Legislativo Municipal levando em consideração os valores da Casa, fiscalizando o Executivo e estando mais próximo da sociedade. A parlamentar destacou a importância da harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo para o atendimento das demandas sociais. Ela assegurou que a relação com a administração municipal será de harmonia e independência.

 

Além de Bia, o presidente do ano de 2022, Pedro Medeiros Camilo, também fez um discurso de encerramento de sua gestão. O legislador apresentou um balanço de quando esteve à frente da Casa Legislativa. O mandato da Mesa Diretora tem duração de 1 ano. Compete aos membros coordenar as atividades legislativas, bem como exercer a administração da Casa.

 

É função do presidente, dentre outras atividades, representar e administrar a Câmara, autorizar despesas e assinar correspondência oficial, além de convocar e presidir reuniões. O vice-presidente o substituirá em caso de ausência, bem como exercerá atribuições oficialmente delegadas por ele.

 

Já o 1º secretário controla a inscrição de oradores e os registros de presença dos parlamentares, além de responsabilizar-se pelos livros destinados aos serviços da Câmara. O 2º secretário é responsável por substituí-lo quando necessário, além de exercer as funções delegadas pelo titular.

Quem é Bia Alves

 

Nascida em 5 de agosto de 1990, em Tubarão, Santa Catarina, Beatriz Alves de Souza, a Bia Alves, é bacharela em Direito – Pós graduada em Direito Eleitoral. É casada com Wagner.

 

Politicamente, teve seu teste de fogo ainda em 2020, quando se candidatou pela primeira vez ao cargo de vereadora por Capivari de Baixo. No período eleitoral percorreu as ruas do município na campanha de 2020, que levou seu nome à vitória da eleição para vereadora. Estava consolidado ali, o ingresso de Bia Alves, na política.

 

Em janeiro de 2021, a legisladora assumiu uma cadeira na Casa Legislativa Municipal e desde então, o trabalho de Bia nunca parou. Como parlamentar, segue servindo com sentimentos de amor e gratidão a população e o município. Cheia de energia para cumprir as missões da vereança, ele já desenvolveu inúmeras ações focadas na qualidade de vida dos moradores da cidade termelétrica. Como principais marcas do seu mandato, destaque para projetos de lei que beneficiam, diretamente, mães, consumidores e trabalhadores.

 

A parlamentar explica que muitas vezes, abdica de momentos em família para se dedicar à causa pública. “Não faço isso por questão de preferência. A minha família é a minha base, meu norte, meu suporte. No entanto, tenho uma missão que assumi com todo orgulho e não irei falhar. Estou aqui para servir à minha cidade e farei isso com toda satisfação, até quando Deus permitir”, pontua a vereadora, com o otimismo que lhe é peculiar.

 

Filiada atualmente ao União Brasil, Bia Alves foi eleita vereadora de Capivari de Baixo, em 2020, com 434 votos. Surpreendentemente, em seu primeiro mandato, chegou à presidência da Casa, entrando para a história da cidade termelétrica.

 

COMENTÁRIOS