Está em tramitação nas comissões da Câmara de Vereadores de Tubarão o projeto de lei que cria o programa “Cuidar de quem cuida”, de apoio permanente a mães atípicas no município. De autoria do vereador Maurício da Silva, o objetivo é dar acolhimento e fortalecimento de vínculos para mães atípicas, especialmente aquelas que dedicam seus dias ao cuidado de filhos com deficiência.
“A proposta surge da constatação de uma realidade muitas vezes invisibilizada: mães que enfrentam uma rotina exaustiva, solitária e emocionalmente desafiadora no cuidado contínuo de seus filhos, muitas vezes sem rede de apoio ou acesso a atividades que favoreçam o autocuidado e a saúde mental”, pontua.
“A criação de um espaço institucionalizado, com encontros periódicos, tem se mostrado uma medida de grande impacto social, fortalecendo vínculos, promovendo o bem-estar emocional e contribuindo para a valorização dessas mulheres”, sugere o vereador.
“Com base em experiências já realizadas em outras localidades e nos relatos positivos de participantes, fica evidente a importância de transformar essa ação em uma política pública permanente. Por meio de dinâmicas de grupo, atividades de autocuidado, rodas de conversa, orientações de saúde e envolvimento de profissionais voluntários, o projeto oferece acolhimento, escuta e fortalecimento da autoestima dessas mães”, justifica a proposta.
Parcerias
Segundo Maurício, o projeto também prevê a realização de parcerias com instituições públicas, profissionais da saúde e da assistência social, e permite expressamente que o Poder Executivo “busque apoio do setor privado, organizações da sociedade civil e entidades sem fins lucrativos, o que amplia as possibilidades de financiamento e execução das ações previstas, sem onerar excessivamente os cofres públicos”, completa.
Encaminhamento necessário
O vereador acrescenta ainda que, entre as finalidades do programa, também está a identificação, por parte de profissionais como mediadores, de problemas físicos e psicológicos enfrentados por estas mães atípicas e, assim, dar encaminhamento aos setores responsáveis para o possível tratamento.