MENU
Obras de saneamento e abastecimento
Por Programação
Publicado em 28/08/2025 22:57
Geral

Em relação ao saneamento e abastecimento de água, a prefeitura afirma que o Samae vem executando obras e projetos estruturantes que representam avanços significativos para a qualidade de vida da população de Imbituba

“A implantação da Nova Adutora Sul irá beneficiar cerca de 35 mil moradores fixos e até 75 mil pessoas em períodos de alta temporada, garantindo mais segurança no fornecimento de água em uma das regiões que mais crescem no município”, pontua. 

“A mesma importância tem a Adutora Central do Rosa, que atende sete mil habitantes permanentes e 30 mil sazonais, reforçando o abastecimento em uma área de grande demanda turística”, completa o prefeito. 

Outra frente essencial destacada por Michell Nunes é a Travessia da Adutora da Barra de Ibiraquera, que amplia a capacidade de atendimento a 12 mil moradores fixos e 40 mil sazonais, assegurando a sustentabilidade do abastecimento em uma localidade estratégica.

“Além dessas entregas, estão em andamento os projetos para a construção de um novo reservatório e de uma adutora na região oeste, que irão beneficiar diretamente 15 mil habitantes, ampliando a cobertura e a eficiência do sistema”, acrescenta. 

Paralelamente, o Samae desenvolve estudos para a modernização da captação e do tratamento de água, com investimentos previstos na modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), da Estação de Tratamento de Lodo (ETL) e do prédio administrativo. “Outro passo fundamental já iniciado é o projeto do sistema de esgotamento sanitário municipal, que representa um marco para a saúde pública e para a preservação ambiental, alinhando Imbituba às boas práticas de saneamento básico”, detalha.

“Essas ações estruturantes fortalecem o sistema de abastecimento e pavimentam o caminho para uma cidade mais sustentável, preparada para o crescimento populacional e turístico, ao mesmo tempo em que reafirmam o compromisso da gestão em garantir água de qualidade e saneamento adequado para toda a população”, conclui. 

Pacto pelas águas  

Todas essas ações e outras fazem parte da transformação concreta na gestão do saneamento, com investimentos inéditos, ampliação do acesso à água tratada, início da estruturação de um sistema de esgotamento sanitário eficiente e programas sociais inovadores.

A ideia é transformar estrutural e culturalmente o sistema municipal de água e esgoto de Imbituba, promovendo a eficiência operacional, sustentabilidade, transparência e inclusão social, com forte integração entre setor público e a comunidade. É um verdadeiro choque de gestão e pacto institucional para a transformação do saneamento em Imbituba. Com investimentos inéditos após uma década de estagnação, o Pacto pelas Águas representa o reencontro de Imbituba com o direito à dignidade, à transparência e à sustentabilidade.

Comentários