MENU
SC decreta emergência e reforça ações no estado
Por Programação
Publicado em 16/06/2025 20:38
Geral

O Governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de casos de doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), influenza e gripe grave.

 

O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, permite ao governo ampliar com mais agilidade a oferta de leitos de UTI, inclusive por meio da compra de vagas em hospitais privados.

 

“O decreto ratifica a compra de leitos e serviços o mais rápido possível para atender à população. Mesmo com a ampliação de 264 leitos determinada em 2023 e o planejamento para a abertura de mais 44, a taxa de ocupação está acima de 90%”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

 

A medida também permite a requisição administrativa de bens e serviços de entidades privadas e atende à portaria do Ministério da Saúde, que institui incentivo financeiro excepcional para o atendimento de pacientes com SRAG na rede do SUS.

Como parte das ações de enfrentamento, o estado também ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses de idade desde o dia 10 de maio.

“É fundamental que a população se vacine, pois os casos mais graves estão evoluindo para óbito e pressionando nossa rede hospitalar. Precisamos da colaboração de todos. Temos quase 2 mil unidades de saúde com vacinas disponíveis, e é essencial que a população possa nos ajudar”, reforçou o secretário.

Comentários