O deputado estadual Tiago Zilli, presidente da Bancada Regional do Sul na Assembleia Legislativa, e o presidente da Alesc, deputado estadual Júlio Garcia, embarcaram nesta terça-feira (22) para Brasília com o objetivo de buscar uma solução definitiva para o trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. Considerado um dos pontos mais perigosos e críticos da rodovia federal em Santa Catarina, o local é alvo de preocupação constante.
A viagem dos parlamentares representa o Parlamento Catarinense em reuniões cruciais que acontecerão nesta quarta-feira (23) com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e com o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), Guilherme Sampaio.
A ida à capital federal é resultado de uma Moção apresentada pela Bancada do Sul, que foi aprovada em regime de urgência na Alesc no último dia 9 de abril. O documento formaliza a cobrança ao Governo Federal pela agilidade na execução dos túneis prometidos há mais de duas décadas para o Morro dos Cavalos.
Os encontros em Brasília foram articulados pelo Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os três senadores e os 16 deputados federais do Estado, sob a coordenação do deputado federal Pedro Uczai (PT). Essa união de forças políticas de Santa Catarina reforça a busca por soluções concretas para o problema do Morro dos Cavalos.
A urgência na resolução da questão se intensificou após o grave acidente ocorrido em 6 de abril, quando um tombamento de um caminhão carregado de etanol seguido de incêndio deixou cinco pessoas feridas e causou um incêndio em mais de 25 veículos, expondo a periculosidade do trecho.
O deputado Tiago Zilli levará para as negociações um dossiê completo com a cronologia dos incidentes registrados nos últimos 20 anos no Morro dos Cavalos, além de material audiovisual contendo dados de tráfego, o impacto econômico dos problemas na rodovia e os inúmeros bloqueios que paralisaram a BR-101 ao longo das últimas décadas.
“Já são mais de duas décadas de espera. O Morro dos Cavalos não pode mais esperar. Vamos com diálogo, respeito e firmeza em busca de um encaminhamento definitivo. Não dá mais para aceitar promessas vazias enquanto vidas seguem em risco e nossa economia paga essa conta”, enfatizou Zilli.
O Morro dos Cavalos é considerado um gargalo que trava o desenvolvimento de Santa Catarina, registrando um fluxo médio de 80 mil veículos por dia, podendo ultrapassar 100 mil em períodos de feriados e na temporada de verão. A BR-101, que corta 32 municípios catarinenses e conecta importantes portos e aeroportos, é fundamental para o escoamento da produção industrial e agrícola do Estado.
“A BR-101 é a artéria do desenvolvimento de Santa Catarina. Sem a solução definitiva para esse trecho, seguimos convivendo com o risco de paralisações e tragédias. Nosso movimento em Brasília é pelo futuro e pela segurança de todos”, concluiu o deputado.