MENU
Escola envia comunicado sobre odor da água e pede para alunos levarem garrafas de casa em Jaguaruna
Por Programação
Publicado em 13/03/2025 11:02
Geral

Um comunicado emitido pela direção da Escola de Educação Básica Campos Verdes, localizada no Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, chamou atenção da população nesta semana.

O texto direcionado aos pais e responsáveis pelos estudantes afirma que a escola enfrenta problemas com relação à qualidade da água e apresenta cheiro forte e solicita que cada um traga de casa sua própria garrafa com água potável suficiente para o consumo no período em que estiver na escola.

“Vimos através deste comunicar que nossa comunidade de Campo Bom, bem como também a nossa escola vem enfrentando sérios problemas com relação a qualidade da água. Nossa água vem da lagoa, passa por um tratamento, porém, ainda assim, percebemos e concordamos que não é apropriada para o consumo de nossos alunos. Pois apresenta um cheiro muito forte, mas não há o que fazer. Sendo assim, orientamos que cada um traga de casa sua garrafinha com água potável suficiente para o seu consumo no período em que estiver na escola. Desde já agradecemos a atenção e pedimos a colaboração dos familiares em providenciar as garrafinhas e lembrar o aluno em trazer todos os dias. Está havendo muitas reclamações com algo que foge do nosso alcance”, diz o comunicado na íntegra assinado pela equipe diretiva da escola.

Após a divulgação do caso pela direção da escola e reclamações de moradores, a Jaguaruna Saneamento, empresa responsável pelo fornecimento da água no município, emitiu um laudo técnico que atesta que a água fornecida à população está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde.

A empresa diz que está ciente sobre as preocupações da comunidade quanto ao gosto e odor da água e reforça que a qualidade continua sendo monitorada regularmente. O fenômeno observado estaria relacionado às condições ambientais dos mananciais, afetados pela estiagem prolongada.

“Desde janeiro, recebemos relatos sobre mudanças no gosto e no cheiro da água. Garantimos que a qualidade da água permanece dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde e é fiscalizada pela Vigilância Sanitária Municipal. A estiagem prolongada alterou algumas características naturais da água, mas a situação deve melhorar com a volta das chuvas. Seguimos monitorando o abastecimento e reforçamos nosso compromisso com a qualidade da água e o bem-estar da população”, diz a Jaguaruna Saneamento em nota oficial. 

De acordo com a direção da escola, a equipe da empresa responsável pelo fornecimento de água esteve no local atestando a potabilidade da água.

Comentários