MENU
Pescaria Brava: Confederação protetora dos animais representa contra político que falou em ‘dar veneno’ para animais de rua
Geral
Publicado em 05/11/2024

A Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA) encaminhou uma representação criminal contra o vereador eleito de Pescaria Brava, José Carlos Pereira, o Toia (PL), que, em áudio, sugeriu “dar veneno” como solução para o problema de animais soltos em ruas, sobretudo cães.

No começo da tarde desta terça-feira, 5, o político emitiu nota de esclarecimento em que afirma ter sido tirada de contexto a fala e que o áudio “não reflete de maneira alguma” a postura e o respeito que têm pelos animais. “Lamento que essa situação tenha gerado interpretações equivocadas e desconforto, e reforço meu compromisso com o bem-estar e o respeito aos animais”, disse o vereador, eleito para o primeiro mandato.

O documento da CBPA foi encaminhado para a delegada regional de Laguna, Vivian Garcia Selig, e é assinado pelo advogado Dener Vieira, delegado regional da entidade protetora; pela médica veterinária Kátia Chubaci, delegada estadual da confederação; e pelo deputado estadual Marcius Machado, presidente da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-estar Animal da Alesc e representante do PL, partido do vereador eleito.

Para a confederação, as falas não só incitam a violência contra animais, como reforçam práticas cruéis e ilícitas, agravadas pelo fato de serem proferidas por uma figura pública.

A CBPA pede que seja instaurado um inquérito policial, com produção de provas e depoimento do político bravense, e que o caso seja levado ao conhecimento da Justiça e Promotoria Eleitoral para análise de possíveis infrações éticas e penais no âmbito eleitoral. “Isso reafirma o papel da advocacia em promover a justiça e a defesa dos direitos fundamentais, que incluem a proteção animal”, garante Vieira. “A ação reflete o trabalho contínuo da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal para garantir que práticas de crueldade sejam combatidas em todas as esferas”, pontuou o deputado.

Comentários