MENU
Chegada de frente fria e ar polar derrubam as temperaturas a partir desta quinta em SC
Geral
Publicado em 22/08/2024

A quinta-feira, di 22, será marcada por mudanças no tempo em Santa Catarina. O sol predomina em todas as regiões na maior parte do dia, mas entre o final da tarde e a noite, a chegada de uma frente fria provoca um aumento de nebulosidade e traz condições para chuva e temporais com raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas áreas de divisa com o RS. 

O vento se mantém forte durante todo o dia, com rajadas que superam 70km/h por alguns momentos, predominando de noroeste e virando para sudoeste/sul a partir da tarde na divisa com o RS. 

Na sexta-feira, dia 23, o tempo será instável. Durante a manhã, a chuva e os temporais se concentram no Extremo Oeste, Oeste e áreas de divisa com o RS, mas no decorrer da tarde avançam em direção ao Vale do Itajaí, litoral e norte do estado. 

A entrada de uma massa de ar frio polar na retaguarda da frente fria faz com que as temperaturas declinem bruscamente no estado, com as temperaturas máximas ficando de 10°C a 20°C abaixo das máximas do dia anterior. 

O mar fica agitado em todo o litoral, com ondas de quadrante sul e alturas entre 1,5 e 2,0 m.

No sábado, dia 24, a frente fria ainda provoca chuvas no norte catarinense, principalmente nas áreas de divisa com o PR, onde o risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas. Nas demais regiões, o tempo começa a estabilizar com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar, que junto à cobertura de nuvens, mantém a sensação de frio ao longo de todo o dia em Santa Catarina. 

O dia amanhece com temperaturas entre 11°C e 15°C no litoral e entre 6°C e 10°C nas demais regiões. Como o tempo fica nublado a encoberto na maior parte do dia, as temperaturas não conseguem se elevar e as temperaturas máximas oscilam entre 7°C e 14°C pelo estado.

Entre o final da noite de sábado e a madrugada de domingo, há uma pequena possibilidade de registro de precipitação invernal na serra catarinense.

Comentários