A Coligação "Por Laguna", formada pelos partidos PSB, PDT, PL e PSDB, entrou com um pedido formal para impugnar o registro de candidatura de Mauro Vargas Candemil, candidato pela coligação "Respeito por Laguna" (MDB e PP).
A solicitação, feita ao juiz da 20ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, alega que Candemil não atende aos requisitos legais para se candidatar devido a irregularidades nas suas contas públicas e superfaturamento em licitações.
As contas que estão sendo analisadas e que podem resultar na impugnação de seu registro de candidatura referem-se ao período em que ele ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, em 2008.
As irregularidades e a reprovação de suas contas estão ligadas a atos ocorridos durante sua gestão, que foram apurados pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).
De acordo com a Lei Complementar nº 64/90, um candidato pode ser considerado inelegível se tiver suas contas rejeitadas por irregularidades graves e insuperáveis que envolvam improbidade administrativa.
O pedido de impugnação cita a rejeição de contas de Candemil e problemas em processos licitatórios como razões para sua inelegibilidade.A decisão sobre o pedido pode resultar no indeferimento da candidatura de Candemil, que se esperava ser analisada pelo juiz da 20ª Zona Eleitoral em breve.