A Festa Nacional do Camarão, prevista para ocorrer entre os dias 21 e 23 de junho de 2024 (mês de aniversário de Imbituba), foi adiada pela administração municipal.
A decisão do prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior foi, justamente, em apoio e respeito aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A reunião, que definiu o adiamento nesta segunda-feira, dia 3, contou com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Alex Bondan. Ele também avaliou como necessário o adiamento da festa neste momento tão preocupante.
Para o prefeito Rosenvaldo Júnior, a tragédia no Estado que tem uma ligação muito forte com Santa Catarina e, consequentemente, com Imbituba, é algo sem precedentes e requer o apoio de todos, seja nos resgates, no amparo aos atingidos e na reconstrução de toda aquela região.
Toda a cidade de Imbituba segue engajada no apoio ao Estado gaúcho. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH) está recebendo doações de roupas, alimentos e materiais de higiene para o envio às famílias atingidas no Rio Grande do Sul. Além disso, pousadas, bares, restaurantes da Praia do Rosa e moradores em geral já enviaram 17 caminhões carregados com doações às vítimas das cheias.
Em Jaguaruna, 13ª Festa da Tainha também é adiada
A 13ª edição da Festa da Tainha, realizada no Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna, também foi adiada nesta segunda-feira, dia 13.
O presidente da Associação Amor-Pra-Jagua, Felipe Nardi, responsável pela organização do evento em conjunto com a prefeitura, proponente do evento, anunciou o adiamento da festa que estava marcada para ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de junho. A decisão do adiamento foi de comum acordo entre associação e prefeitura municipal.
“Devido à situação delicada no Rio Grande do Sul, com muitos de nossos moradores e veranistas sendo gaúchos, e em respeito ao momento de calamidade que enfrentam, decidimos adiar o lançamento da 13ª edição da nossa querida Festa da Tainha na Praia da Jagua. Estamos sensíveis a essa situação e aguardaremos um momento mais oportuno para anunciar a nova data, que esperamos seja ainda este ano, provavelmente em julho. Mantenhamos nossas orações e ações em apoio ao povo gaúcho”, compartilhou a direção da associação.
Em Jaguaruna, grupos de voluntários se mobilizam com ações de arrecadação de donativos para enviar às vítimas das chuvas.
Nos últimos dias, um grupo de surfistas da Laje da Jagua está no Rio Grande do Sul realizando centenas de resgates de pessoas e animais ilhados nas áreas alagadas.