MENU
Onda de calor ganha força no Brasil e temperaturas podem chegar a 40°C em algumas regiões
Geral
Publicado em 14/03/2024

Os próximos dias devem ser ainda mais quentes no Sul do Brasil. Isso porque uma “bolha de calor” está se intensificando na região. As regiões Sudeste e Centro Oeste também serão atingidos pelo forte calor, deixando as máximas beirando os 45°C, segundo o site especializado MetSul.

Uma massa de ar quente associada a essa bolha de calor é a responsável pelas altas temperaturas. As máximas em Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 13, chegaram aos 32ºC, com sensação térmica de 35ºC em algumas regiões do estado.

O calor extremo atinge também países como a Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Ainda de acordo com o MetSul, as máximas no país vizinho chegaram aos 44ºC, com sensação térmica de 51ºC.

Esta quinta-feira, dia 14, deve ser o dia mais quente dessa segunda semana do mês. Em Santa Catarina, as áreas mais atingidas pelas altas temperaturas devem ser as regiões Sul, Oeste e Nordeste.
As temperaturas máximas à tarde, variam entre 30°C e 34°C na maior parte do estado, chegando aos 37°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é baixo a moderado. Mar com agitação localizada, com ondas de nordeste entre 1,0 e 1,5m, de Florianópolis para o sul devido ao vento. 

Na sexta-feira, dia 15, o sol predomina na maior parte do dia, favorecendo a manutenção das temperaturas altas em todas as regiões.  Entre a tarde e à noite, o forte calor combinado e a aproximação de uma frente fria que se desloca pelo RS, favorecem a chance de pancadas de chuva e temporais isolados, nas áreas próximas à divisa com o RS, com risco baixo para ocorrências relacionadas aos possíveis temporais.

O vento permanece fraco e direção variada no interior do estado e varia de norte a nordeste no Litoral com rajadas moderadas na área costeira, principalmente na manhã. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam de 15°C a 17°C entre o Meio-Oeste e os planaltos e de 18°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, máximas de 30°C a 34°C na maior parte do estado, chegando aos 37°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é moderado.

No sábado, dia 16, o sol predomina na manhã em todo estado. Entre a tarde e à noite, retornam as condições para pancadas de chuva e temporais isolados, desta vez para todas as regiões, devido ao calor combinado ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas em torno de 50km/h nas áreas altas do estado e entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam de 17°C a 19°C nas áreas altas e de 20°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, máximas de 30°C a 34°C na maior parte do estado, chegando aos 36°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral e se aproximando dos 38°C no Extremo Oeste. O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é moderado.

Comentários