MENU
Onda de calor segue até terça em SC; frente fria traz mudanças no clima
12/02/2024 09:51 em Geral

Nesta segunda-feira, dia 12, o calor intensifica ainda mais em SC. À tarde, as máximas variam entre 34 e 38°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

De forma pontual podem marcar extremos de até 40°C. O dia tem predomínio de sol entre poucas nuvens em grande parte do estado, mas entre a tarde e à noite pode ocorrer temporais isolados entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul com risco baixo para ocorrências associadas. 

Os ventos variam de noroeste a nordeste pelo estado com rajadas de até 50 km/h. O risco é moderado a alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. 

Na terça-feira, dia 13, de carnaval, a aproximação e passagem de uma nova frente fria favorece temporais e chuva intensa em todo o Estado.

A chuva começa nas áreas de divisa e se espalham pelas demais regiões entre a tarde e à noite. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais e permanece alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. 

O amanhecer marca de 17°C a 20°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 23°C a 28°C nas demais áreas. A tarde ainda marcam temperaturas na casa dos 30°C em todas regiões, com os maiores valores previstos para as áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde podem marcar valores de 35 a 40°C.

Na quarta-feira, dia 14, o dia será marcado por tempo nublado e chuvoso, uma quebra no padrão em relação aos dias anteriores, devido a passagem de uma frente fria.

O sistema deve organizar os ventos soprando com intensidade moderada do oceano para o continente, transportando umidade para o estado e mantendo o tempo fechado.

Por consequência do tempo encoberto, as temperaturas já não sobem tanto, marcando valores abaixo de 23°C em todo o centro-leste. Permanece risco moderado para danos associados às chuvas, como alagamentos e enxurradas pontuais.

COMENTÁRIOS