MENU
Semana inicia com temperaturas de quase 40°C e chance de temporais; confira a previsão
08/01/2024 09:05 em Geral

A semana inicia com muito calor em boa parte de Santa Catarina com chance dos termômetros chegarem aos 40°C em algumas regiões. 
Segundo a Defesa Civil, também há um alerta para o risco de temporais com chance de queda de granizo ao longo do dia.

Os temporais iniciam nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul durante a manhã e passam a ocorrer nas demais regiões no decorrer do dia. Há condição para chuva pontualmente intensa, vendavais e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos. 

Na terça-feira, dia 9, novas áreas de instabilidade passam a atuar em Santa Catarina, que combinadas ao calor e umidade novamente favorecem o desenvolvimento de temporais em todas as regiões, especialmente do centro ao leste do Estado. Os temporais devem vir com chuvas pontualmente intensas, vendavais e eventual queda de granizo.

O risco é moderado para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos. As temperaturas seguem bastante elevadas no norte do Estado, onde variam entre 35°C e 38°C. No Grande Oeste, ficam entre 30°C e 34°C. Os ventos sopram de direções variadas, com intensidade fraca. 

Na quarta-feira, dia 10, o tempo segue instável em Santa Catarina com o processo de formação de uma nova frente fria no oceano junto ao calor e a umidade. Novamente, há condição para temporais isolados em todas as regiões, com chuvas pontualmente intensas, vendavais e eventual queda de granizo.

O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos. Do centro ao leste do estado, as máximas variam entre 33°C e 37°C, enquanto no Extremo Oeste e nas cidades de divisa com o RS ficam entre 25°C e 30°C. Os ventos seguem soprando de direções variadas e com intensidade fraca.

COMENTÁRIOS