MENU
Temporais aumentam risco de alagamentos e deslizamentos no litoral de SC, alerta Defesa Civil
03/01/2024 13:14 em Geral

Nesta quarta-feira, dia 3, a circulação marítima e um sistema de baixa pressão continuam ganhando força, colocando as áreas litorâneas de Santa Catarina em risco alto para ocorrências. 

De acordo com a Defesa Civil, nesta madrugada, a circulação marítima se intensificou no Baixo Vale do Itajaí, provocando altos volumes de chuva na região nas últimas horas. Em Navegantes, foram registrados 101 mm nas últimas 3 horas, sendo que cerca de 70 mm precipitaram na última hora. 

O sistema de baixa pressão atua em níveis baixos da atmosfera, favorecendo a chuva persistente, às vezes, intensa. Entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, há chances de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite.

O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores é alto em parte do litoral, e entre moderado a baixo nas demais áreas, segundo a Defesa Civil do Estado.

A agitação marítima aumenta no Litoral Sul, com ondas de leste de até 2,0 m. As temperaturas máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, variam entre 25°C e 28°C no Planalto Norte, Oeste e Meio-Oeste e oscilam entre 22°C e 25°C no litoral. Nas áreas costeiras do Litoral Sul e Grande Florianópolis, rajadas de vento entre 45 e 60 km/h podem ser observadas.

Na quinta-feira, dia 4, as instabilidades atmosféricas se afastam, mas ainda há um transporte de umidade para o continente, o que deixa o tempo nublado e provoca chuvas fracas no litoral catarinense. No Extremo Oeste e Oeste a previsão é de tempo firme, mas entre o Meio-Oeste, planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí há possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados.

O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas entre 16°C e 19°C em boa parte do estado. Á tarde, as máximas variam entre 29°C e 32°C no Grande Oeste e ficam entre 20°C e 24°C no sul catarinense. Ventos de quadrante leste no litoral, com rajadas de até 45 km/h.

Na sexta-feira, dia 5, os ventos de leste seguem deixando o tempo nublado e com possibilidade de chuviscos no litoral e áreas próximas. No Meio-Oeste, planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí, segue a condição de pancadas de chuva e temporais isolados. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

O mar fica agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de quadrante sul e altura entre 1,5 m e 2,0 m. O dia amanhece com temperaturas abaixo dos 10°C na serra catarinense e entre 20°C e 23°C no litoral. Durante a tarde, as máximas ficam entre 30°C e 33°C no Grande Oeste e oscilam entre 20°C e 24°C no Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis serrana.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre o sábado, dia 6, e o domingo, dia 7, a circulação marítima perde força, mas o sol deve seguir aparecendo entre nuvens nas áreas litorâneas e ainda há possibilidade de chuviscos nos extremos do dia. Nas demais áreas do estado, o tempo fica firme. Não há risco para ocorrências.

COMENTÁRIOS