A rodovia que dá acesso à localidade de Olho D’água, em Jaguaruna, ficará interditada por tempo indeterminado após rompimento de barragem comprometer o asfalto no local.
Na tarde deste domingo, dia 26, os diques de contenção da barragem de uma mineradora de extração de areia se romperam causando alagamento de casas, estabelecimentos comerciais e da principal rua de acesso à localidade.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Jaguaruna, Maicon Laureano, a empresa responsável pela extração de areia foi acionada e está no local. O coordenador explica que no local há três açudes de extração de areia, cercados por diques, sendo que uma dessas estruturas se rompeu, extravasando dois açudes e um terceiro corre o risco de se romper.
“Estamos trabalhando para que esse terceiro não se rompa. Enquanto isso, o asfalto está completamente comprometido e ficará interditado, sem previsão para liberação. Assim que as águas baixarem, será feito o levantamento dos prejuízos e dado continuidade aos trabalhos para a reabilitação da estrada”, explica o coordenador.
Com a interdição, o coordenador orienta que as pessoas que queiram ter acesso à praia da Esplanada, devem optar pelos acesso a Urussanga velha via Carioca ou pelo Campo Bom.
A força da água também chegou a arrancar alguns postes, interrompendo o abastecimento de energia nas localidades de Linha Carioca, Balneário Esplanada e Arroio da Cruz. As equipes da Cooperaliança, cooperativa de energia que atua no local, foram acionadas no local. De acordo com o comunicado, as equipes já estão trabalhando na manutenção para resolver a situação e restabelecer o abastecimento.
Os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna também foram acionados e realizaram a sinalização e isolamento de área devido aos riscos, pois um outro areal também apresenta risco de estourar.
Uma idosa que mora nos fundos de uma madeireira precisou ser resgatada, pois havia ficado ilhada e sem condições de se deslocar. Uma outra família também recebeu auxílio para atravessar e poder chegar em casa. O local ficou aos cuidados da Defesa Civil e Polícia Militar.
Conforme os Bombeiros Voluntários, a estrada se encontra totalmente interditada, sem previsão para liberação, devido aos danos na via.