Oito pacientes que aguardam sua vez para realizar cirurgia de catarata vão hoje para Jaguaruna para realizar os procedimentos. Amanhã, outras 16 pessoas partem para Braço do Norte, e sexta mais 17 pacientes vão ao mesmo município para passar pelo procedimento. No total, 41 novos pacientes serão atendidos neste mutirão.
Estes procedimentos são custeados pelo Estado e o município disponibiliza transporte e profissional de enfermagem para acompanhar os pacientes.
Esse é o oitavo mutirão de cirurgias de catarata e pterígio realizado somente em 2023. Com mais 41 pacientes, o número de moradores de Capivari de Baixo a passar pelos dois tipos de procedimentos cirúrgicos neste ano chegará a 241: sendo 217 de catarata e 24 de pterígio.
O pterígio chama bastante atenção, pois modifica consideravelmente a estética do olho, deixando-o vermelho, irritado e com uma pele mais grossa no canto, por isso é conhecido popularmente como “carne no olho”.
Os principais sintomas do pterígio são queimação, sensação de corpo estranho, ardência ocular e olhos vermelhos. Já a catarata tem uma progressão lenta, causando um pequeno embaçamento que demora a ser percebido pelo paciente.
As causas de ambas também são distintas: o pterígio surge devido ao excesso de exposição ao sol sem a devida proteção, ou seja, óculos escuros, e a catarata é uma doença do envelhecimento natural do olho, que começa a aparecer depois dos 60 anos, embora também possa ser causada por diabetes, rubéola, tuberculose e toxoplasmose.
Já a catarata é detectada somente com equipamentos específicos. Com o tempo, a visão do paciente vai ficando embaçada, mas não deixa os olhos vermelhos. Só é possível observar a catarata sem o uso de equipamentos quando está muito avançada e os olhos ficam esbranquiçados.