O resultado da votação para o Conselho Tutelar de Tubarão está em análise pela Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar. Neste domingo, dia 1º, 4.590 eleitores participaram da votação no município que elegeu cinco dos 20 candidatos que disputavam as vagas.
De acordo com a presidente da Comissão Especial Eleitoral, Mariela Estevão, ainda na semana passada, três impugnações foram encaminhadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para análise. Ela explica que o fato não foi divulgado com antecedência ao dia da votação em respeito ao período de defesa dos candidatos. Cada um tem o período de cinco dias para prestar os devidos esclarecimentos.
Após esse período a Comissão fará a análise. “Não podemos divulgar antes das defesas, temos que respeitar o direito à ampla defesa e do contraditório e intimar os candidatos para que eles apresentem os esclarecimentos pertinentes. Após esse período é que a Comissão vai analisar e avaliar e opinar pelo arquivamento da impugnação ou pela cassação do candidato”, explica a presidente da Comissão.
Caso a decisão seja pela cassação, os candidatos ainda podem recorrer ao Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, que vai emitir novo parecer. Ela destaca ainda que como as impugnações são contra três candidatos diferentes, ou seja, a lista final de classificação pode ser alterada, dependendo da decisão da Comissão.
Durante o período de votação neste domingo, dia 1º, também foram recebidas algumas denúncias de condutas vedadas e que serão avaliadas nesta semana.
Em Tubarão, o local de votação foi somente no Colégio São José.
Confira os cinco eleitos com maior número de votos:
André Koch - 956 votos
Jamile Motta - 525
Cleber Paes Alves - 440
Professora Sara - 418
Andréa Exterkoetter - 353
A posse dos conselheiros eleitos está prevista para 10 de janeiro de 2024 e o mandato vai de 2024 a 2027.