Nesta terça-feira, dia 26, a chuva ocorre de forma persistente em áreas do centro ao leste de Santa Catarina.
De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, em alguns momentos, entre o Litoral Sul, Planalto Sul e parte da Grande Florianópolis e do Alto Vale do Itajaí, esta chuva ocorre de maneira intensa, com acumulados médios entre 40 e 60 mm.
Na região sul, algumas cidades registraram queda de granizo. No bairro Portinho e Progresso, moradores registraram vídeos no momento da queda de granizo, que durou cerca de dois minutos.
Conforme a Defesa Civil, a causa dessa instabilidade é a intensificação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no final do dia.
Um novo ciclone extratropical que se forma no oceano vai impactar Santa Catarina a partir desta quarta-feira, dia 27. O aviso, de acordo com a Defesa Civil do Estado, é que o fenômeno gere ondas de até 3.5 metros no litoral catarinense.
Já a Epagri, avisou que os ventos podem chegar a 100 km/h em Santa Catarina.
Além disso, os ventos devem soprar com intensidade, atingindo velocidades entre 60 km/h e 80 km/h em todo o restante do litoral catarinense.
O mar agitado e o risco de ressaca persistem pelo menos até quinta-feira, com picos de ondas impressionantes, alcançando de três a quatro metros de altura.
O meteorologista da Climaterra, Piter Scheuer afirmou que nas últimas 24h o microbarógrafo vem registrando uma queda acentuada da pressão atmosférica o que indica a formação de temporais, devido a chegada de uma frente fria e um ciclone sobre o oceano, além do intenso transporte de ar quente e úmido proveniente da Amazonia (JBN).