No último domingo (10), o jovem atleta João Rafael Clemência, de 17 anos, foi vítima de racismo durante uma partida de futebol na comunidade da Barranca, em Pescaria Brava. João, que já representou diversos times dentro e fora do estado de Santa Catarina, foi alvo de um ataque racista.
O incidente ocorreu quando uma moradora da comunidade dirigiu-se a João com ofensas racistas, dizendo: "tu vai apanhar aqui hoje, seu nego". Apesar de a família não estar presente no jogo, várias testemunhas corroboraram a versão do atleta e condenaram veementemente o comportamento racista da moradora da comunidade, bem como o Botafogo de Santiago, time em que o atleta joga, que emitiu uma nota de repúdio.
João Rafael Clemência e sua família estão determinados a buscar justiça e resolver a situação judicialmente, mas também enfatizam a importância de dar visibilidade a casos como esse para que atos racistas sejam expostos e rejeitados socialmente.
Nota de repúdio do Aspirante Botafogo Santiago:
Uma atitude lamentável aconteceu no nosso jogo de hoje (10) de setembro, jogando fora de casa. Nosso atleta João Rafael sofreu um crime de racismo, que jamais iremos tolerar. Somos totalmente contra e repudiamos qualquer tipo de violência, sendo preconceito, racismo, agressão verbal ou física. Nosso time Botafogo repudia esse tipo de comportamento, e não iremos tolerar nada no ocorrido de hoje e em nenhum outro jogo, não iremos aceitar isso nunca. Fica nosso total apoio e solidariedade para o atleta que sofreu o racismo.