Gestores do município de Tubarão e do Hemosc celebraram nessa quinta-feira o convênio para utilização do novo espaço de coleta de sangue em Tubarão. O imóvel, que já conta com identificação visual, fica na rua Lauro Müller, próximo à Ponte Dilney Chaves Cabral, e deve ser aberto ao público nas próximas semanas.
O convênio, celebrado através da Fundação Municipal de Saúde, prevê que o município fique responsável pelas despesas como aluguel, água, energia elétrica, IPTU, jardinagem e manutenção predial, além da reforma estrutural já finalizada. O Hemosc vai providenciar o mobiliário e demais equipamentos necessários para os serviços de coleta de sangue.
“É justo que o Hemosc tenha um local adequado às suas necessidades, tanto para o trabalho dos profissionais da saúde como para o conforto dos doadores. Tubarão sempre teve uma participação diferenciada na doação de sangue e, por isso, a prefeitura se esforçou para executar essa demanda tão importante”, ressalta o prefeito Jairo Cascaes.
Além do prefeito, os termos do convênio foram assinados pelo secretário de Gestão designado, Tarcísio Hemkemeier, pelo diretor-presidente designado da Fundação Municipal de Saúde, Marcelo Ribeiro, e pelo gerente administrativo do Hemosc Florianópolis, Rogério Novaes. O ato foi prestigiado por outros membros do Hemosc de Criciúma e Florianópolis e também por gestores da prefeitura.
O imóvel onde o Hemosc atua desde 1994, na rua Santos Dumont, já não comportava a demanda de quase 500 coletas por mês, em média. Agora, o órgão prepara alguns ajustes finais na parte estrutural da nova casa para iniciar a mudança nos próximos dias.