Plásticos, garrafas, latas e outros tipos de resíduos foram recolhidos na orla da Praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna, na tarde desta quinta-feira, dia 17.
A ação fez parte do 2º mutirão de limpeza realizado pelos surfistas integrantes do Gigantes de Nazaré, Big Waves Brasil, Jagua Boys, associação de moradores Amor pra Jagua e estudantes da E.E.B. Marechal Luz.
De acordo com o diretor de Esportes e Turismo do município, Luis Reis, dezenas de sacos de lixo foram recolhidos da praia. Ele afirma que houve uma redução no volume de lixo retirado do local em comparação com o mutirão feito no ano passado. “Percebemos que garrafa, lata e plásticos são os materiais que mais se encontram na orla, porém, constatamos que houve uma redução no volume de lixo recolhido. O que destaca que as ações de conscientização estão fazendo efeito”, avalia.
Durante o mutirão, os participantes tiveram um momento de conversa para reforçar a importância de preservar o meio ambiente, fazer o descarte correto do lixo e manter a praia limpa.
“Segundo Mutirão de Limpeza GIGANTES DE NAZARÉ foi um sucesso na Nazaré Brasileira Capital Nacional da Maior Onda do Brasil. Obrigado a todos pela presença, a natureza agradece”, afirmou o surfista Thiago Jacaré, um dos organizadores do mutirão.
O primeiro mutirão ocorreu no ano passado e desde então, os surfistas seguem com ações de conscientização para preservação do meio ambiente e valorização dos encantos naturais, turísticos e históricos que Jaguaruna possui.
Além dos mutirões de limpeza nas praias, os surfistas também iniciaram uma série de palestras em escolas para divulgar informações históricas sobre o local que conferiu a Jaguaruna o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil: a Laje da Jagua.