MENU
Tubaronense Luiz Carlos Cancellier é indicado ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023
01/06/2023 14:53 em Geral

O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, natural de Tubarão, foi indicado à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para receber o prestigioso Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023. A indicação foi feita pela deputada federal Ana Paula Lima (PT), que ressaltou a trajetória de Cancellier.

 

A indicação destaca que o ex-reitor foi vítima de uma prisão injusta, conforme documentado em reportagens, no livro documentário "Em nome da inocência: justiça", no livro "Recurso final" e no documentário "Levaram o reitor: quando o modelo Lava Jato adentrou uma universidade".

 

Cancellier ocupou o cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Catarina entre 2016 e 2017. Infelizmente, em 2 de outubro de 2017, poucos dias após a deflagração da Operação Ouvidos Moucos, ele veio a falecer. Sua morte foi marcada por uma série de acontecimentos que abalaram a comunidade acadêmica.

 

Após ser preso, Cancellier foi posteriormente libertado, porém, foi impedido de retornar à universidade. Essa situação levou-o a enfrentar uma profunda depressão que culminou com o trágico suicídio. Importante ressaltar que durante as investigações não foram comprovados desvios em sua gestão à frente da UFSC.

 

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é concedido anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora a três pessoas e/ou entidades cujos trabalhos ou ações se destacam na defesa e promoção da educação no Brasil. As indicações são realizadas pelos deputados federais e senadores até o dia 30 de maio.

 

No dia 9 de agosto de 2023, os integrantes da Comissão de Educação escolherão entre os 10 finalistas os três vencedores do prêmio, por meio de uma votação secreta. A premiação representa o reconhecimento a indivíduos e organizações que dedicaram-se de forma notável ao avanço da educação no país.

 

A indicação de Luiz Carlos Cancellier para o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023 reacende as discussões sobre a importância da justiça e do respeito às garantias individuais, bem como sobre a defesa e valorização da educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

COMENTÁRIOS