Nesta quarta-feira (17) a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Tubarão se reuniu para definir quem estará à frente dos trabalhos. Foi definido que o presidente da CEI será o vereador Maurício da Silva (PP) que saiu recentemente do cargo como diretor da Fundação Municipal de Educação, justamente para retornar à câmara.
O vereador José Luiz Tancredo, do MDB, foi instituído como relator dos desdobramentos. Na última sessão da câmara (15), Tancredo já havia feito um requerimento em que pedia um posicionamento mais duro da presidência da Câmara e também do prefeito interino Gelson Bento em relação a uma possível eleição indireta para prefeito e vice de Tubarão. Também fazem parte da comissão os parlamentares Eraldo Pereira da Silva (Cidadania), Thiago Zaboti (DC), Lico (PL), Felippe Tessmann (Podemos), Dr. Jean (PSD), Denis Matiola (PSDB), Luciane Tokarski (Republicanos) e Fabiano Modolon Corrêa (União).
Joares Ponticelli e Caio Tokarski, prefeito e vice-prefeito de Tubarão, respectivamente, seguem presos após investigações da Operação Mensageiro. Ainda nesta semana um pedido de habeas corpus para o prefeito foi novamente negado. Circulam também pelas redes sociais, trechos de depoimentos em que os governantes falam sobre os supostos "vinhotes", que seria o termo usado para falar de propinas.