MENU
Iniciam obras para ampliação da capacidade de tráfego na BR-101 Sul
10/05/2023 11:47 em Geral

Recentemente, a CCR ViaCosteira deu início ao seu cronograma de obras de ampliação da capacidade de tráfego na BR-101 Sul/SC.

No momento, as equipes da Concessionária promovem a construção das novas vias marginais entre os kms 271 e 278 na pista Norte (sentido Florianópolis), na região de Imbituba. 

Nesta etapa, os serviços encontram-se em fase inicial com ações de implantação do canteiro de obras, supressão vegetal, preparação do terreno para implantação de drenagem profunda e terraplenagem.

A partir da aprovação do projeto executivo junto ao órgão regulador, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa deu início aos trabalhos de mobilização das equipes por meio da empresa contratada responsável para estas obras, com a implantação dos canteiros, alojamentos, preparação dos maquinários e das frentes de trabalho. 

Serão cerca de 170 trabalhadores atuando em até quatro frentes de serviços, simultaneamente. Ainda, em paralelo, são utilizados cerca de 45 equipamentos diferentes entre escavadeiras, retroescavadeiras, tratores, moto niveladoras, caminhões basculantes, entre outros.

“É o primeiro passo do pacote das principais obras de ampliação da capacidade de tráfego que faremos em Santa Catarina. Muito mais do que melhorar a trafegabilidade, vamos promover a preservação de vidas, garantindo mais segurança e qualidade aos nossos clientes que, aliado ao atendimento do nosso Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), terão a melhor experiência durante sua viagem”, destaca Thaís Borges, diretora de Engenharia do Grupo CCR.

De acordo com ela, após a conclusão desta primeira etapa, “seguiremos com a execução das camadas de terraplanagem e pavimentação, que é quando a via começa a ‘tomar forma’ para receber o tráfego. Na sequência, implantamos os elementos de drenagem superficiais e, por fim, o conjunto de sinalização, elementos de segurança e nova iluminação”.

A previsão da Concessionária é de concluir as obras no segundo semestre deste ano, com investimentos superiores a R$ 40 milhões.
Tais intervenções da ampliação da capacidade de tráfego fazem parte do programa de Concessão Federal em Santa Catarina, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

COMENTÁRIOS