MENU
Sistema de bandeiras indica acordo entre surfistas e pescadores durante safra da tainha
08/05/2023 13:16 em Geral

Iniciou no último dia 1° de maio e segue até 30 de julho deste ano a safra da tainha. Época em que muitas famílias da região garantem o sustendo com a pesca e a venda no peixe.

No município de Imbituba, assim como foi firmado em 2004, prevalece o acordo entre surfistas e pescadores. Nas praias da cidade, há um sistema de placas e bandeiras que indica quando é possível pescar e quando é permitido surfar.

As placas estão nos principais acessos às praias. De acordo com as condições de tempo e do mar, a bandeira branca determina que a pesca está liberada e o surfe proibido. Já a bandeira azul libera a prática esportiva.

Esse sistema funciona nas praias de Ibiraquera, Ribanceira e, entre a Praia da Vila e Itapirubá.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca, Diego Leopoldo Huorlin, nas praias, Vermelha, Luz e Rosa (do Porto Novo até Pedra do Machado) só pode ocorrer a pesca.

“Mas cabe salientar que na Praia do Rosa, entre a Pedra do Machado e o canto norte, o espaço é destinado para o surfe”, ressaltou o secretário.

Esse sistema de bandeiras visa evitar conflitos e ordenar as atividades entre pescadores, surfistas, associações e entidades representativas (pesca, esporte, Poder Público, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental.

Em casos de dúvidas ou ocorrências, a Polícia Militar pode ser acionada pelo telefone 190.

COMENTÁRIOS