MENU
Chegada de nova frente fria traz temporais para SC
08/05/2023 12:01 em Geral

Desde o final da tarde deste domingo (07), uma nova frente fria se aproxima de Santa Catarina e deve ocasionar pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul no decorrer da madrugada desta segunda-feira (08).

 

Ao longo do dia, o deslocamento da frente fria favorece pancadas de chuva, que devem vir acompanhadas de temporais bem isolados nas demais regiões. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais, como alagamentos e deslizamentos pontuais, queda de galhos e de árvores, destelhamentos, eventual queda de granizo.

 

O amanhecer será de temperaturas perto de 12°C na Serra, 17 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 14 a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 26 a 29°C da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte e de 19 a 26°C nas demais áreas. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção nordeste passando para de quadrante sul no decorrer do dia. Rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h) no litoral.

 

Terça-feira (09)

Na terça-feira (09) a entrada de uma área de alta pressão deixa o tempo com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de Santa Catarina. Já no Vale do Itajaí e norte do estado a presença das nuvens tende a ser maior, com chance de pancadas de chuva isoladas, por conta de instabilidades associadas ao afastamento da frente fria. Amanhecer com temperaturas perto dos 10°C na Serra, de 11 a 15°C no Grande Oeste, parte do Planalto Norte e de 16 a 21°C nas demais áreas.

 

À tarde, as máximas variam de 19 a 25°C em todo estado. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante sul. Rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h) no litoral. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

 

Tendência para os próximos dias

 

Na quarta-feira (10) e quinta-feira (11), com o estabelecimento de uma área de alta pressão sobre SC e o oceano, as condições do tempo são de predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Por conta da umidade vinda do mar, pode ocorrer chuvisco nos extremos do dia no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. Os amanheceres serão com sensação de frio no Grande Oeste e Planaltos, principalmente na quinta, quando as temperaturas mínimas podem chegar a 0°C na Serra (com chance de geada) e de 4 a 8°C no Grande Oeste e parte dos Planaltos.

COMENTÁRIOS