Durante o evento de entrega dos certificados do Cadastro Cultural Municipal (CCM), nesta terça-feira (18), o presidente da Fundação Municipal de Cultura Carlos Zamparetti anunciou o início dos trabalhos para elaboração, aprovação, promulgação e aplicação do Plano Municipal de Cultura.
A iniciativa, que foi avalizada pelo prefeito em exercício Gelson Bento como necessária e factível, terá todo apoio necessário do Poder Público Municipal para a efetiva realização. O Plano Municipal de Cultura trata dos programas e ações necessárias para o fomento e crescimento da atividade cultural de forma sustentável, na perspectiva das dimensões culturais cidadã, econômica e simbólica e no âmbito municipal, expressando uma política para todos os níveis, com etapas de programas voltados para o desenvolvimento econômico.
Carlos Zamparetti explica que se trata de um Plano de Estado e não somente um Plano de Governo, cuja base construtiva está alinhada com o Plano Nacional de Cultura (PNC) de 2014. Este alinhamento definirá no escopo municipal as contribuições do setor para o desenvolvimento econômico, social e a erradicação da pobreza, através do fomento cultural em todos os setores envolvidos a atingidos pelo futuro documento. Os trabalhos de elaboração do documento serão feitos ao longo de todo ano de 2023.
“Teremos inúmeros encontros que irão a participação e o diálogo com a sociedade, a geração de oportunidades de emprego e empreendedorismo, o incentivo à inovação e ao conhecimento para estabelecer diretrizes, objetivos e metas para todos os níveis e modalidades da cultura no âmbito municipal, com articulação para o desenvolvimento regional”, esclareceu Zamparetti.
Neste processo deverão participar o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Ministério Público e a sociedade civil organizada, órgãos e entidades que podem contribuir ativamente com o processo de discussão e elaboração do referido plano.
Fonte: Prefeitura de Tubarão