Atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Mauro de Nadal (MDB) pode se tornar cidadão lagunense. A concessão do título ao parlamentar ainda depende de aprovação da Câmara de Vereadores.
O projeto de decreto legislativo, que concede a honraria, vai para votação única na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 19, a partir das 18h. A proposta tem a autoria do presidente da Câmara de Laguna, Hirã Floriano Ramos, e ainda dos vereadores Patrick Mattos de Oliveira; Kleber Roberto Lopes Rosa; Edi Goulart Nunes; e Vilson Elias Vieira.
Entre as justificativas à proposta, os vereadores destacam que, para Laguna, entre os anos de 2020 e 2021, o deputado repassou mais de R$ 700 mil em emendas impositivas, destinadas ao esporte, à aquisição de equipamentos para ginástica e à pavimentação da Estrada Geral de Campos Verdes.
Natural de Caibi, a 80 km de Chapecó, Mauro de Nadal foi prefeito de Cunha Porã, no extremo-oeste catarinense, por dois mandatos consecutivos. Foi eleito a primeira vez como deputado estadual em 5 de outubro de 2014.
Como principais bandeiras, defende a instalação de policlínicas e a oferta de atendimento de alta complexidade em hospitais regionais. É um dos apoiadores da ligação ferroviária entre a região oeste e o litoral.