MENU
Estudantes de Tubarão estão entre os melhores do país e se destacam no torneio nacional de robótica, em Brasília
19/03/2023 22:38 em Geral

Em uma competição em prol do desenvolvimento científico e da tecnologia, 100 equipes de todo o Brasil se enfrentaram na First Lego League (FLL) Challenge no Festival Sesi de Robótica 2023.

Os encontros ocorreram a partir de quarta-feira, dia 15, e seguiram até sábado, dia 18, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. 

Montados e programados por estudantes de 9 a 16 anos, mesas e robôs de peças de Lego foram os principais componentes do enfrentamento. 

A equipe de Robótica AnonymousRob, formada por seis alunos do Colégio Coração Feliz, de Tubarão, participou do evento. A equipe demonstrou um excelente trabalho e foi a melhor classificada entre as participantes de Santa Catarina, garantindo, assim, a premiação de terceiro lugar na categoria core values. 

Durante a competição, além de colocar os robôs em mesas para batalhas, os times precisaram apresentar um projeto com solução inovadora para um problema do mundo real. A ideia precisava estar alinhada ao tema da temporada de disputas, que, desta vez, foi Energize e teve o propósito de convidar crianças e adolescentes a reimaginar o futuro da energia sustentável. 

Acompanhados do professor de robótica Joelson Fernandes, os alunos de Tubarão Isadora, Beatriz, Davi, Vinícius, Gabriel e Lucas, da equipe Anonymousrob, apresentaram um robô que executa movimentos e manobras variados, e o Safe, aparelho com função semelhante a uma bateria, que permite o funcionamento de um equipamento doméstico durante uma queda de energia por até 6 horas. 

Durante o torneio, os estudantes usaram conhecimentos de engenharia, programação, marketing, negócios e projetos sociais nas disputas, que são desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico. Além do torneio, os estudantes também participaram de seminários e oficinas. 

“Esse feito é muito marcante para a equipe, que relativamente jovem, disputou sua segunda etapa nacional, o que garantiu um excelente resultado ao estar entre as melhores do país com a premiação recebida. Essa premiação reflete totalmente os valores da equipe, com muita empatia, determinação e zelo com os demais”, afirma o professor.

COMENTÁRIOS