MENU
Possível tornado que atingiu Sangão danificou pelo menos 20 casas
15/01/2023 22:58 em Geral

A Defesa Civil de Sangão segue trabalhando para contabilizar os estragos causados pelo temporal de ontem, 14 de janeiro. O órgão ainda está estudando a situação para confirmar se realmente foi um tornado que atingiu a região.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Sangão, Anderson de Carvalho Nandi, os fortes duraram cerca de 30 minutos e atingiram 70 km/h. Em um levantamento prévio, quase 20 casas foram atingidas. O bairro que sofreu maiores danos foi Morro Grande.

 

Pelas imagens do vídeo é possível ver o formato da nuvem funil. No entanto, para ser considerada um tornado é preciso que ela toque o solo. Alguns meteorologistas do estado já estão confirmando se tratar de um tornado.

Há menos de uma semana, no sábado (07 de janeiro), os veranistas de Jaguaruna também puderam registrar a formação de outra nuvem funil na praia. No entanto, esta não causou estragos e como aconteceu sobre o mar, caso tocasse a água seria considerada uma tromba d'água.

 

O fato é que a região está propensa a este tipo de fenômeno. Em 2008 outro tornado atingiu a cidade de Tubarão, na localidade de Lageado, deixando uma pessoa ferida.

COMENTÁRIOS