Desde a posse como secretário de Saúde (8/11/2021), Everson Martins, juntamente com sua equipe, conseguiu tirar muitos projetos do papel. Foi possível planejar e executar programas e projetos que impactaram diretamente na vida do cidadão de Capivari de Baixo.
Logo em novembro de 2021, foi possível entregar uma ambulância 0km ao Pronto Atendimento (PA); em dezembro, foi lançado o Programa “A fila anda”, uma ação contínua que visa zerar filas de exames de média e alta complexidade; também teve o aumento de quase 70% nas consultas com psiquiatra.
Em janeiro, com a alta de casos da Covid-19, foi montado o Centro de Vacinação no prédio da Terceira Idade, onde mais de seis mil capivarienses foram imunizados contra a doença; no mesmo mês; foi implantada a farmácia satélite na unidade Sentinela, permitindo que os pacientes com síndrome respiratória pudessem receber sua medicação no momento da consulta e seguir no isolamento.
Seguindo a série de ações, em março, Mês da Mulher, o Programa “A fila anda” zerou os exames de mamografia. Neste mesmo mês, a Secretaria inovou na região com o Vacimóvel, o qual permitiu que a vacina chegasse a todas as comunidades do município. Ainda em março, foi realizada a primeira Conferência Municipal de Saúde Mental, abrindo um novo rumo para esse tema tão delicado. No fim deste mês, foi inaugurado o Centro de Especialidades Médicas, que atende mais de mil pessoas por mês nas mais diversas áreas.
Logo em abril, foi montada uma força-tarefa para tratar assuntos sobre a Dengue no município, e várias ações de prevenção foram organizadas, desde capacitações até a inauguração de um Laboratório de Entomologia para detectar as larvas do mosquito Aedes aegypti com mais agilidade. No mesmo mês, foi implantada a Gerência de ESF, fazendo com que cada unidade de saúde passasse a ter um administrador.
Nas chuvas de maio, a Saúde teve participação importante com o grupo Vigidesastres, uma equipe formada por membros dos mais diversos setores da Pasta para ajudar nos desastres naturais que aconteceram no município.
Já neste segundo semestre, em junho foram zeradas as filas de Ressonância e Tomografia, também por meio do Programa “A fila anda”, com um investimento de mais de R$ 170 mil. Logo após, foi aberto o PA aos fins de semana. Também em junho, foi reativado o Núcleo de Apoio à Saude da Família (Nasf), que oferece fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.
No mês seguinte e em agosto, foi oferecido à população um curso de gestante, este com parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social. Neste período foi criado o Previne Capivari, onde abriram as unidades aos sábados para a prevenção da população, atividade que resultou em mais de 1,5 mil atendimentos.
No mês de Outubro, foi entregue um veículo 0Km à atenção domiciliar (EMAD), além de novos uniformes às agentes comunitárias de saúde e ampliada as especialidades com o credenciamento de uma fonoaudióloga, além de deflagradas várias ações alusivas ao Outubro Rosa, liberando, por exemplo, mais de 650 exames entre preventivos e mamografias. Ainda em outubro, foi inaugurada uma nova Sala de Vacina na ESF Santa Lúcia, ampliando a oferta de imunizantes no município, que agora conta com três postos oferecendo o serviço.
Em novembro foram realizadas diversas ações do Novembro Azul e as unidades de saúde abriram em horário diferenciado para atender os homens; em dezembro foi realizado mais ações do Programa “A fila anda”, com mutirão de oftalmologia, beneficiando mais de 300 capivarienses e foram zeradas novamente as filas de ressonância e tomografia. Ao todo o programa liberou mais de 9mil exames desde sua criação. No mesmo mês ainda foram entregues novos bebedouros para as unidades de saúde, contratação de mais dois fisioterapeutas através de processo seletivo para ampliar a fisioterapia domiciliar e mais um veículo 0km para reforçar a frota da secretaria.
Outros projetos estão em andamento, como a construção de duas novas unidades e a reforma de várias, além da revitalização e ampliação do Pronto Atendimento.
“Sou grato à todos os servidores da secretaria, minha equipe pela parceria para tirar o planejamento do papel, e ao prefeito, Dr. Vicente, pela oportunidade”, conclui Everson.
Uma das grandes ações nos últimos meses foi o alcance da meta na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com 97,3% das crianças imunizadas. “Subimos sete posições nos indicadores do Ministério da Saúde, ficando entre os dez melhores da região, e dobramos o número de atendimento nos postos de saúde, passando de 32mil para 64mil atendimentos, tivemos aumento de oferta em todos os nossos serviços”, sublinha o secretário.
Fonte: HC Notícias