MENU
Hospital Conceição de Tubarão (HNSC) comemora 118 Anos de história
07/12/2022 16:53 em Geral

Com os olhos no passado e a cabeça no futuro: é assim que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, comemora neste 8 de dezembro seus 118 anos. Dia que festeja também sua padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição

 

Para este dia está sendo programado algumas atividades internas, assim como uma missa especial aberta a comunidade, que será realizada em 08/12, às 19 horas, na Catedral Nossa Senhora da Piedade, e será celebrada pelo padre Eduardo Rocha (pároco) com presença especial do Coro Pontifical. “O HNSC é um hospital centenário que mantém a tradição e o vínculo com sua comunidade, buscando cada vez mais investir em um atendimento integralizado e humanizado. Nada melhor que a comunidade participar este momento”, ressalta Fabio Tadeo Teixeira, diretor executivo da instituição.

 

O HNSC hoje é referência para a região em alta complexidade nos serviços de Cirurgia Oncológica e Oncologia Clínica, Neurocirurgia, Ortopedia/Traumatologia e Cardiovascular, além de atender gestantes de alto risco. Possui um Centro Materno Infantil composto pela UTI Neonatal e Pediátrica, Banco de Leite Humano, Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico e Enfermaria Pediátrica, um Centro de Medicina Diagnóstica completo e atendimento em mais de 40 especialidades médicas. Administrado pela Rede Santa Catarina desde 2015, vem mantendo valores importantes como preservação da vida, humanização, dignidade, transparência e sustentabilidade, sempre focado na sua missão de acolher e cuidar.

 

Neste novo ciclo com a Rede Santa Catarina, o HNSC tem muito a comemorar pois modernizou seu parque tecnológico; abriu novos serviços como a Radioterapia; fez ampliações em outros como a Medicina Nuclear, reinaugurando um novo espaço físico; e reestruturou o Pronto Atendimento (2020), dando mais espaço e conforto aos pacientes.

 

Além disso conseguiu em 2021 a Acreditação ONA - nível 1, que certifica a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. Esta acreditação avalia todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Ainda construiu uma nova subestação de energia, uma obra de alto investimento, onde foram aplicados recursos de mais de 4 milhões, que deu mais segurança a instituição.

 

Atualmente o HNSC investe em novos projetos como a Ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica – de 12 para 20 leitos - , que já teve entregue a primeira etapa das quatro prevista, assim como vem trabalhando no “Lean nas emergências”, projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa com o hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo, que tem como objetivo reduzir a superlotação na Emergências. A implementação da metodologia Lean vem trazendo melhorias nas atividades realizadas no setor, com uma gestão adequada, eficiente e ágil, onde o paciente é o principal beneficiado.

 

Alguns destaques

 

Serviço de Medicina Nuclear

 

Reinaugurado em outubro/2020, com ambiente exclusivo e dispõe de novo aparelho para exames de cintilografia e um moderno equipamento de PET-CT, adquirido através do PRONON.

 

Foi realizado toda uma reforma na parte física e ainda adquirido, com recursos próprios, um novo aparelho de cintilografia, mais moderno que o anteriormente utilizado e que também permitiu dobrar o número de exames no HNSC, oferecendo a comunidade um serviço completo e moderno tanto de diagnóstico como de tratamento do câncer. Com a estrutura, o Hospital se tornou o maior centro de referência da área na região da Amurel.

 

Radioterapia

 

Início dos serviços em julho/2022

•Incialmente 30 pacientes/mês custeados nos primeiros meses pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde a abertura já foram realizadas 1.863 sessões de radioterapia e 180 consultas médicas. O serviço atende em média 35 paciente/dia.

 

•A maior prevalência de Câncer em tratamento é de mama e de próstata.

 

•A maior parte dos atendimentos no serviço de radioterapia são realizados pelo SUS e alguns convênios já estão credenciados. 

 

•A radioterapia faz parte do PER-SUS - Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, que prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do País. A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.

 

 

Ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica – de 12 para 20 leitos

 

Foi entregue no dia 09/11/2022 a primeira etapa de ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica: a área de apoio do setor contemplando 133, 13m² distribuídos nos seguintes ambientes: vestiário colaboradores; copa colaboradores; depósito de material de limpeza; sala de reuniões; rouparia; copa de distribuição; estar colaboradores; depósito de equipamentos; quarto plantonista 1 e 2. 

 

O projeto, aprovado em 2018 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tubarão, irá beneficiar diretamente ao ano 4.380 recém-nascidos, 1.460 crianças e adolescentes e no mínimo 276 famílias. E indiretamente cerca de 189 mil crianças, provenientes dos 45 municípios da região sul do Estado de Santa Catarina. 

 

A Fase 2 do projeto estará em captação até o dia 31/12/2022 e irá adequar e ampliar os leitos de UTI Pediátricos com intervenção nas seguintes áreas: sala de espera, depósito de equipamentos, salão UTI pediátrico, banhiero acompanhantes, sala coordenação, sala de atendimento. A execução desta fase tem previsão de iniciar no próximo ano.

 

Colaboração: Sheila Fernandes.  

COMENTÁRIOS