Santa Catarina pode registrar máximas acima dos 30°C antes da chegada de uma frente fria no início da noite desta quarta-feira (26) que traz a chance de temporais para todo o Estado.
De acordo com a Defesa Civil estadual, o dia começa com sol e poucas nuvens, mas a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul se desloca para solo catarinense.
Além disso, a formação de um ciclone na costa da Argentina e o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica favorecem o aumento de nebulosidade.
Como resultado, Santa Catarina pode registrar pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, especialmente no Grande Oeste. Apesar disso, o risco para ocorrências é considerado baixo a moderado.
Temperaturas
O amanhecer contará com mínimas de 7°C em pontos da Serra e variam entre 13°C a 18°C no restante do Estado. Já na parte da tarde, as máximas chegam aos 25°C na Serra e variam entre 27°C e 31°C no Grande Oeste, litoral Sul e de 25°C a 28°C nas demais áreas.
Os ventos são do quadrante Nordeste e Norte com rajadas consideradas de fraca a moderada. No entanto, podem chegar aos 50 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Veja como as temperaturas para quarta-feira:
Litoral Norte: 17°C | 28°C;
Planalto Norte: 12°C | 28°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 16°C |28°C;
Grande Florianópolis Serrana: 11°C | 26°C;
Vale do Itajaí: 12°C| 29°C;
Litoral Sul: 15°C | 30°C;
Planalto Sul: 7°C | 27°C;
Meio-Oeste: 12°C | 29°C;
Oeste: 12°C| 29°C;
Extremo-Oeste: 14º C | 32º C.
Já na quinta-feira (27), a frente fria segue atuando em Santa Catarina e favorecendo a condição de temporais isolados iniciando pelo Grande Oeste na madrugada e se deslocando para as demais regiões entre a manhã e tarde.
De acordo com o boletim meteorológico divulgado nesta terça-feira (25), a Defesa Civil aponta que o risco para ocorrências relacionadas aos temporais é considerado de moderado para alto.
Chegada de frio intenso
A Defesa Civil informa que uma intensa massa de ar frio deve provocar queda nas temperaturas no Sul do Brasil entre a próxima segunda-feira (31) e o sábado (5), especialmente durante as manhãs.
A princípio, Santa Catarina deve ter os dias mais frios nas manhãs de terça (1º) e quarta(2), quando é esperado mínimas entre -2°C e -4°C nos pontos mais altos da Serra de Santa Catarina.
No entanto, o cenário não deve se repetir ao longo de novembro. Isso porque o mês é considerado um período de transição entre o inverno e o verão e por isso a tendência é que passe a apresentar dias mais quentes.