MENU
Capivari de Baixo adquire novas macas para exames preventivos
10/10/2022 23:07 em Geral
 
Na última sexta-feira (7), a Secretaria Municipal da Saúde de Capivari de Baixo instalou duas novas macas para exames ginecológicos em dois postos: Caçador e Ilhotinha. A compra dos equipamentos ocorre em alusão ao mês da Campanha Outubro Rosa, que tem foco na prevenção do câncer do colo uterino e no câncer de mama.

 

“Nossa intenção é dar mais conforto e qualidade aos atendimentos voltados ao público feminino na cidade. Estamos atuando forte em prevenção, que é o melhor caminho em se tratando de saúde pública. Estamos com uma série de ações alusivas à campanha, basta procurar o posto mais perto da sua casa”, orienta o secretário da Pasta, Everson Martins.

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou à distância. Há duas principais categorias de carcinomas invasores do colo do útero e ambos são causados por uma infecção persistente por tipos oncogênicos do Papiloma Vírus Humano (HPV).

 

 

É uma doença de desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

 

Alerta!

]

Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. É responsável por 311 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

 

No Brasil, em 2022, são esperados 16.710 casos novos, com um risco estimado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. É a terceira localização primária de incidência e a quarta de mortalidade por câncer em mulheres no país, sem considerar tumores de pele não melanoma.

 

Em 2020, ocorreram 6.627 óbitos por esta neoplasia, representando uma taxa ajustada de mortalidade por este câncer de 4,60/100 mil mulheres.

COMENTÁRIOS