MENU
Tubarão: bomba do sistema de macrodrenagem é acionada para reduzir alagamentos
10/08/2022 18:09 em Geral

A Defesa Civil de Tubarão realizou na tarde desta quarta-feira (10) a ligação para funcionamento da estação de bombeamento da macrodrenagem no cruzamento da avenida José Acácio Moreira com a rua Luís Pedro de Oliveira. Com isso, iniciou de maneira mecânica o escoamento dos alagamentos que se formaram em alguns pontos do bairro Dehon na abrangência do sistema de macrodrenagem.

 

O acionamento da bomba, feito por um técnico especializado em instalações prediais, foi um pouco depois do nível do Rio Tubarão subir e fechar automaticamente a comporta da macrodrenagem. Para que o funcionamento dos motores seja iniciado é preciso que a galeria alcance um nível de inundação suficiente para a operação segura do sistema, o que foi constatado à tarde. 

 

O prefeito Joares Ponticelli acompanhou parte da operação junto com o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil Djalma Alves e o secretário de Agricultura e Interior Jairo Sampaio.

 

“É mais um momento de apreensão e logo depois daqueles eventos ocorridos em maio, mas felizmente as previsões do tempo são tranquilizadoras. Estamos com as equipes de Defesa Civil, Serviços Públicos e Infraestrutura de prontidão para atender todas as demandas”, destacou o prefeito.

 

A operação das bombas das galerias de drenagem localizadas nos bairros Dehon e Revoredo, além da área central, será completamente eficiente nos próximos meses com investimentos que estão em fase de execução. Todos os equipamentos terão um novo sistema de funcionamento, além da aquisição de três novas bombas móveis.

 

Outra ação preparada pelo município é a construção de duas novas comportas, uma de cada lado da BR-101, para controlar a vazão possíveis alagamentos na região do Revoredo. 

 

A travessia sob a rodovia já existe. Integrantes da gerência de Trânsito da secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio voltaram a tratar deste tema na terça-feira (9), com gestores da CCR Via Costeira - concessionária da BR-101, como parte do andamento do Plano de Mobilidade Urbana.

 

Chuvas

Segundo a Defesa Civil, Tubarão teve 200 mm de chuva desde domingo (7), o dobro do esperado para todo o mês de agosto. Além dos alagamentos em vias dos bairros mais baixos também houve a queda de uma árvore na avenida José Acácio Moreira e o deslizamento de duas pedras sobre em uma residência no Km 63. O imóvel sofreu danos materiais, mas os moradores deixaram o local antes do incidente.

 

Na estrada geral de Alto Pedrinhas um desmoronamento deixou a via em meia pista. A coordenadoria de Manutenção de Estradas Rurais vai providenciar os reparos assim que as condições climáticas estiverem favoráveis.

 

Em caso de emergência

 

A Defesa Civil continua de prontidão para atender a população em caso de situações de risco. O telefone 199 está à disposição para atendimentos emergenciais ou orientações.

 

COMENTÁRIOS