MENU
Garopaba têm alagamentos e inundações nesta quarta-feira (10)
10/08/2022 18:06 em Geral

Por conta de um ciclone extratropical que atinge Santa Catarina, um grande volume de chuva causou alguns transtornos em Garopaba nesta quarta-feira (10). Diante dos desafios, o Grupo de Resposta e Ação Coordenada (GRAC) atua em diferentes frentes nas regiões Sul, Oeste e Norte do município. "Realizamos uma avaliação de danos para restabelecimento da normalidade. Pedimos a paciência de todos os cidadãos. Tudo vai dar certo", pontua o prefeito de Garopaba, Junior Abreu.

 

O ponto mais crítico na cidade é no bairro Macacu, com deslizamento de terra na rua Pedro Manoel de Lima. No Capão, uma árvore caiu em um trecho da Estrada Geral da Ferrugem, que segue com o trânsito em apenas uma faixa. Em outras localidades, também houve o registro de queda de árvores, de postes de energia elétrica, inundações nas regiões de várzea, popularmente conhecidas como banhados, e alagamentos. O índice pluviométrico acumulado é de 136mm.

 

Segundo o diretor de Defesa e Proteção Civil, Rafael dos Santos Ulysséa, o nível não é alto, porém a pressão atmosférica sobre o mar, dificulta as drenagens. "Tem ainda o nível do mar que está aumentando devido à combinação da influência da lua com os ventos no oceano", explica. Dados meteorológicos indicam que às 19 horas haverá uma diminuição, no entanto, a maré segue alta até as 5 horas, desta quinta-feira, 11. Em caso de emergências acione a Defesa Civil no número 32548199.

 

Trânsito

A Secretaria de Infraestrutura, através do Departamento de Trânsito, pede ainda muita cautela aos motoristas no acesso Norte à Praia do Silveira. Algumas vias próximas à Praia Central, ao Centro Histórico e à Lagoa das Capivaras também estão alagadas, tais como a rua Maria Antônia dos Santos e a rua Nereu Ramos. "Para evitar que a água entre em alguns estabelecimentos e casas, o trânsito pode estar proibido em algumas vias", indica o secretário de Infraestrutura, André Marcos.

 

Educação

 

As aulas seguem normais na rede municipal de ensino do Município. A orientação é que, caso ocorra algum problema em alguma unidade escolar, cada diretor fará contato com os pais dos alunos. “Nas unidades escolares que houverem alguma dificuldade para os professores ou para os alunos, a diretora orienta o que deverá ser feito”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Fernanda Cândido.

 

Fonte HC Noticias 

 

 

COMENTÁRIOS