A busca de uma solução eficiente para o problema das pessoas em situação de rua em Tubarão, ganhou nesta quinta-feira (21) uma alternativa que foi apresentada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), órgão formado pela prefeitura e diversas outras entidades e que priorizou esse tema nos últimos meses. O município vai disponibilizar um centro de atendimento, onde as pessoas em situação de rua poderão receber alimentação fornecida por voluntários e outros serviços sociais.
O local desse centro de atendimento a pessoas em situação de rua é a mesma casa onde funcionava o Centro Pop, na rua João José Mateus, no São João Margem Esquerda, bem ao lado do albergue da associação Leon Denis. A gerente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) Kelly Botega explicou aos membros do GGI a proposta do local.
“É um imóvel grande, onde poderemos concentrar o serviço de abordagem social e atendimento especializado e outras ações que os ajudem a sair da situação em que se encontram. O diferencial é que ali as pessoas em situação de rua poderão receber as refeições doadas por vários grupos de voluntários de maneira adequada, sentados à mesa, de uma maneira mais digna. Hoje, isso é feito em condições inadequadas pelas ruas. Além disso, sendo ao lado do albergue é possível pernoitar ali, cumprindo-se as regras do local”, ressalta Kelly.
Alguns grupos de entidades religiosas que fazem a doação de refeições às pessoas em situação de rua participaram da reunião do GGI.
A intenção do município é de que o espaço para atendimento e alimentação das pessoas em situação de rua tenha, também, outras ações como atividades socioeducativas. Com isso, o Poder Público fortalece um serviço para que essas pessoas possam recuperar a autoestima e reúna condições para conseguir um emprego, qualificação profissional e moradia.
A previsão é de que o imóvel fique à disposição da FMDS em até um mês, tempo necessário para conclusão da reforma e encaminhamentos do contrato de locação.