MENU
Casos de dengue aumentam quase 300% em SC
Geral
Publicado em 18/07/2022

Com mais de 75 mil casos confirmados, a incidência de dengue em Santa Catarina tem um aumento de 298% se comparado ao mesmo período no ano passado. Atualmente, 72 municípios se encontram em situação de epidemia, dentre eles, algumas cidades mais populosas do estado, como: Joinville, Florianópolis, Blumenau e Chapecó.

 

Três em cada quatro municípios catarinenses possuem focos do mosquito transmissor da dengue. No total, foram mais de 50 mil focos identificados em 229 municípios do Estado catarinense.

 

Com mais um óbito confirmado, o registro de mortes por dengue chega a 87. Na última semana foram identificados 2.200 casos da doença, enquanto mais de 12 mil ainda estão sob investigação.

 

Apesar dos números terem diminuído por conta do frio, o momento “não pode ser de relaxamento”, como alerta o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Dr. Eduardo Macário.

 

“O mesmo inverno que tem reduzido o número de mosquitos adultos, nesse momento, tem causado essa sensação de segurança. Só que aqueles ovos que foram depositados durante todo esse período, pelas fêmeas, já estão no ambiente. É necessário eliminá-los, para que a gente tenha um verão mais seguro, com índices menores de dengue”, diz.

 

Ele explica ainda que a situação poderá piorar ainda mais se nada for feito com os focos do mosquito. “22°C e umidade e chuva, são os ingredientes perfeitos para, se nada for feito agora, nós termos uma epidemia pior do que a que tem acontecido nesse momento”, complementa.

 

O superintendente Macário, orienta como a população pode ajudar eliminando os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “Aproveita para fazer aquela limpeza na calha, caixa d’água, eliminar qualquer depósito que sirva como criador”, diz.
 

 

Fonte: ND+
Comentários