MENU
Mundo: terremoto atinge costa nordeste do Japão e corta energia em Tóquio
Geral
Publicado em 16/03/2022

Um forte terremoto com magnitude 7,3 atingiu a costa nordeste do Japão nesta quarta-feira, balançando prédios na capital Tóquio, onde centenas de milhares de pessoas ficaram sem energia, e ressuscitando memórias de um devastador tremor de 11 anos atrás.

 

O terremoto atingiu a costa da região de Fukushima, cerca de 275 quilômetros a nordeste de Tóquio, e teve profundidade de 60 quilômetros, afirmou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

 

 

Houve alguns relatos de incêndios, mas não houve informações de imediato ou sinais de grandes danos. Várias pessoas sofreram ferimentos no nordeste do Japão, mas nenhuma delas parecia grave, com a maioria sofrendo quedas ou sendo atingidas por objetos em queda.

 

Não houve anormalidades nas usinas nucleares do país, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida a repórteres, acrescentando que espera que a energia volte em grande parte do país dentro de algumas horas.

 

O tremor chegou a ativar um alarme de incêndio em uma turbina da usina nuclear Fukushima Daiichi, que fora devastada por um terremoto de magnitude 9 e por um consequente tsunami em março de 2011.

 

As autoridades emitiram um alerta de tsunami para região de até 1 metro de altura, e a emissora pública NHK disse que havia ondas de até 20 centímetros em alguns locais.

 

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio afirmou que cerca de 2 milhões de moradias ficaram sem energia, incluindo 700.000 na capital.

 

Em 2011, a radiação que vazou da usina nuclear de Fukushima Daiichi foi a pior crise nuclear desde a explosão de Chernobyl na Ucrânia, um quarto de um século antes.

 

Fonte:HC Notícias

Comentários