MENU
Mundo: Zelensky assina pedido de adesão da Ucrânia à UE
28/02/2022 21:08 em Geral

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou nesta 2ª feira (28.fev.2022) o pedido de entrada imediata da Ucrânia na União Europeia. Esse é o 2º pedido do país para entrar no bloco. 

 

Em discurso, Zelensky disse que o documento é um “novo procedimento especial” para entrar na UE, e ao fazer parte do bloco a Ucrânia estará “em pé de igualdade” aos demais países.

No sábado (26) o presidente disse que este é um momento “crucial” para encerrar a discussão de “longa data” de decidir se seu país adere à União Europeia. Zelensky afirmou que está discutindo com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, “assistência efetiva” a seu país “nesta luta heróica”. Disse que o bloco “também escolhe a Ucrânia”. 

 

A Ucrânia já demonstrava interesse de aderir à União Europeia antes do início da invasão da Rússia. O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, afirmou, em entrevista ao Politico em agosto de 2021, que o bloco “deveria receber” Ucrânia, Moldávia e Geórgia. 

 

O país já faz parte da Parceria Oriental, além da Política Europeia de Vizinhança. Também integra um Acordo de Associação com a UE, que estabelece laços econômicos e políticos.

 

Fonte: HC Notícias

 

COMENTÁRIOS