MENU
Ação preventiva pré-carnaval com testes rápidos é realizada em Capivari de Baixo
21/02/2022 15:33 em Geral

A prefeitura de Capivari de Baixo deu início a uma campanha de conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. 

Um micro-ônibus e uma tenda da Saúde estavam em ponto estratégico do empreendimento, que realizou um evento pré-Carnaval. Dezenas de testes rápidos foram feitos, além da distribuição de materiais de prevenção, como camisinhas e folhetos orientativos.

 

Segundo a enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde, na próxima sexta-feira (25) a prefeitura fará um Pedágio Educativo no principal acesso à cidade, próximo à rótula central (Rua Salvador Joaquim Nunes), das 15h às 18h.

 

Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV. Apenas em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a chamada terapia antirretroviral.

 

A Aids é causada pela infecção pelo HIV, que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. O vírus é capaz de alterar o DNA de uma das células do corpo humano e fazer cópias de si mesmo. Ao se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

 

Vale lembrar que a pessoa que vive com o HIV pode não desenvolver a Aids, caso realize o tratamento adequado.

 

A transmissão tende a se agravar no período carnavalesco e, geralmente, ocorre por meio do sexo vaginal, anal ou oral sem camisinha; pelo uso de seringa por mais de uma pessoa; por transfusão de sangue contaminado e pelo uso de instrumentos não esterilizados que furam ou cortam. É possível transmitir o vírus também durante a gravidez, no momento do parto e na amamentação.

 

Fonte: HC Notícias

 

 

COMENTÁRIOS